Geral

AGENDA TERESINA 2030

Prefeitura de Teresina e UNFPA/ONU firmam parceria para desenvolver projetos sociais

Projetos devem atender mulheres em situação de vulnerabilidade e populações atingidas pela emergência climática

Da Redação

Quinta - 15/05/2025 às 12:50



Foto: Divulgação/PMT O prefeito Silvio Mendes e a representante do UNFPA, Florbela Fernandes
O prefeito Silvio Mendes e a representante do UNFPA, Florbela Fernandes

O prefeito Silvio Mendes e a representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, assinaram, nesta quinta-feira (15), um novo memorando de entendimentos para ampliar a parceria para o desenvolvimento de ações e projetos na área social, atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade e populações atingidas pela emergência climática, além de estabelecer a possibilidade de colaboração com outros países do sul global. 

"Teresina é uma cidade quente, é uma mesopotâmia e é uma área de interesse para essas discussões. Foi desenvolvida uma pesquisa relacionando clima à gestação, e precisamos chamar a atenção para questões que muitas vezes não paramos para pensar", disse o prefeito Silvio Mendes.

A visita da representante reforça a parceria entre a Prefeitura de Teresina e a agência internacional, iniciada em 2023, através da Agenda Teresina 2030, órgão da gestão municipal que faz o trabalho de articulação entre a prefeitura e instituições internacionais e atua na pauta da sustentabilidade e monitoramento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

A representante do UNFPA, Florbela Fernandes, destacou a importância das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Agenda Teresina 2030. "Fruto da parceria com o UNFPA, foi conduzido um estudo pioneiro sobre os efeitos do calor extremo na saúde materna, com foco em mulheres negras e pardas, no contexto urbano de Teresina. As evidências reunidas fortalecem a capacidade de implementar ações que geram impacto real na vida da população de Teresina. Ao integrar saúde, justiça climática, igualdade de gênero e proteção social, essa iniciativa contribui para fortalecer serviços públicos, reduzir desigualdades e ampliar o acesso a direitos. A experiência de Teresina pode inspirar soluções em outras cidades do Brasil e do Sul Global. O futuro climático exige respostas integradas que conectem saúde, proteção social e adaptação", afirmou a representante.

Além disso, durante a solenidade foi apresentado o relatório final da pesquisa "O impacto do calor extremo no desenvolvimento da gravidez em mulheres de Teresina", realizada pela Agenda Teresina 2030 em parceria com o UNFPA. Os dados foram apresentados pelo coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, e pela líder da pesquisa, Elisa Carvalho.

 Ela demonstra que as gestantes entrevistadas nas 75 Unidades Básicas de Saúde da zona urbana da capital se queixam de sintomas relacionados ao calor, como fadiga, pressão alta e ansiedade e relatam que não recebem informações sobre como lidar com essas dificuldades. O relatório consolidado será publicado posteriormente nos sites da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<