Em entrevista ao programa Simbora Quest, podcast sob o comando do professor Wellington Soares, o padre, professor e escritor José de Anchieta Arrais de Carvalho apresentou seu mais recente trabalho, “Pensamento Cristão e Política”. Ele debateu a interface entre fé, filosofia e a condução da coisa pública. Com cinco livros publicados, o autor, que é doutor em Filosofia Política, defende que os valores cristãos são fundamentais para uma política orientada para o bem comum, mas faz uma distinção crucial entre religião e partidarismo. A entrevista foi gravada nos estúdios do Portal Piauí Hoje.
Para Arrais, a política, em seu sentido amplo, e a religião têm afinidade pois ambas buscam o bem da humanidade. O problema, em sua análise, surge quando a religião é instrumentalizada em favor de um partido específico. “Quando nós colocamos a religião em prol de uma parte, nós excluímos a outra parte”, ponderou. Seu livro, portanto, investiga como conceitos cristãos como a dignidade da pessoa humana podem oferecer uma base ética para as decisões políticas no Ocidente.
O padre Anchieta é doutor em Filosofia Política
O autor também abordou questões filosóficas como ateísmo e agnosticismo, traçando um panorama histórico desde as cartas de João, no Novo Testamento, até os ateísmos prático e militante contemporâneos. Sua formação acadêmica, com mestrado em Bioética e doutorado realizado em Roma, sustenta obras anteriores que tratam de temas complexos como a relação entre poder soberano e violência, e o diálogo entre bioética e biopolítica, esta última, uma ciência que estuda como o Estado exerce controle sobre a vida biológica das populações.
Sobre o cenário eclesiástico atual, Anchieta Raiz avaliou que o papa Francisco trouxe um forte acento na valorização da pessoa, por vezes priorizando-a em relação a uma leitura rígida da doutrina. Já o atual pontífice, em sua visão, busca um “discurso mais equilibrado”, tentando harmonizar o avanço pastoral do predecessor com um reforço nos fundamentos doutrinários.
Com boa recepção de seus livros, que são encontrados na livraria Entrelivros, em Teresina, e na Amazon, o padre autor adiantou que já planeja o próximo lançamento. A obra, prevista para 2026, terá como tema a Páscoa e a alegria trazida pela ressurreição de Cristo. . “Quando a humanidade percebia a morte como o fim, Jesus abre para uma eternidade”, adiantou.
Para acompanhar a entrevista completa, acesse o canal do Portal Piauí Hoje no Youtube, clicando no link abaixo:
Mais conteúdo sobre: