
A inauguração da Estação Itararé, na zona Sudeste de Teresina, marcou o início da maior reforma já realizada no sistema ferroviário da capital. O projeto de modernização do Metrô de Teresina vai receber R$ 531 milhões em investimentos – o maior volume de recursos destinado à mobilidade urbana da cidade. Com as intervenções, o sistema terá capacidade de atender 50 mil passageiros por dia, dez vezes mais do que os cerca de 5 mil transportados atualmente. Além disso, o tempo de viagem no trajeto completo será reduzido de uma hora para apenas 25 minutos.
O que vai mudar no sistema do metrô
- Reforma e substituição das atuais estações
- Construção de três novas estações (Mafuá, Todos os Santos e Colorado)
- Duplicação de toda a linha férrea, permitindo maior frequência das viagens
- Aquisição de três novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que se somarão aos três já existentes
- Rebaixamento dos trilhos na Avenida Higino Cunha, melhorando a integração com o trânsito da cidade
- Reforma da oficina de manutenção e construção do Centro de Controle de Operações (CCO), para monitorar o percurso em tempo real
A primeira etapa, em andamento, inclui a substituição da linha férrea por trilhos mais robustos e dormentes de concreto, além da reforma das estações Itararé, Renascença e Boa Esperança. Esta fase deve ser concluída até o primeiro semestre de 2026, com investimento de R$ 193 milhões.
A segunda etapa, prevista para começar logo após a conclusão da primeira, terá investimento de R$ 351 milhões e contemplará:
Duplicação total da linha até o Centro
Substituição ou reforma das estações Alberto Silva, Matinha, Frei Serafim, Piçarra, Ilhotas, São João, Parque Ideal e Dirceu II
Construção de uma nova passarela sobre o Rio Poti para o metrô
Expansão e tarifa zero
Estação Itararé foi inaugurada no dia 14 de julho (Foto: Gabriel Paulino)
Além da modernização do trecho atual, o governo planeja expandir o sistema para as zonas Norte, Sul e Leste e até o município de Altos, a 40 km da capital. Estudos técnicos já foram aprovados para levar o metrô até a comunidade Atalaia, ponto intermediário entre Teresina e Altos, e os recursos deverão ser pleiteados via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Desde janeiro de 2025, o metrô opera com tarifa zero, garantindo gratuidade para todos os usuários. Segundo o governador Rafael Fonteles, a medida fortalece o transporte público e movimenta a economia local:
“O transporte coletivo gratuito facilita o acesso ao centro, estimula o comércio e ajuda a economia a girar. Educação, saúde e transporte precisam ser garantidos como serviços públicos essenciais”, afirmou o governador Rafael Fonteles
Mapa da linha ferroviária entre a estação Itararé ao Centro de Teresina
Fonte: Secom