Geral

MORADIAS

Governo autoriza construção de 6,9 mil moradias no Piauí pelo Minha Casa Minha Vida

Aproximadamente 28 mil piauienses serão beneficiados com novas unidades habitacionais em áreas urbanas e rurais

Da Redação

Segunda - 20/01/2025 às 11:44



Foto: CCOM/PI Piauí tem 6.951 unidades habitacionais autorizadas para contratação pelo Minha Casa, Minha Vida
Piauí tem 6.951 unidades habitacionais autorizadas para contratação pelo Minha Casa, Minha Vida

O Ministério das Cidades anunciou nesta segunda-feira (20) a autorização para a construção de 6.951 novas unidades habitacionais no Piauí, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. A iniciativa irá beneficiar cerca de 28 mil pessoas, com moradias distribuídas entre as zonas urbanas e rurais, em diferentes municípios do estado, reafirmando o compromisso do governo federal com a habitação e a inclusão social.

Dentro da modalidade Urbana do programa, que destina recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para famílias de baixa renda, serão disponibilizadas 3.598 unidades. Este segmento atende, especialmente, as áreas urbanas, com subsídios integrais ou parciais, dependendo da renda familiar dos contemplados.

Além disso, o programa contemplará agricultores familiares e trabalhadores rurais com 2.321 moradias em cidades como Barras, Batalha, Luís Correia, Canto do Buriti, entre outras. Também serão construídas 132 unidades para famílias organizadas em cooperativas ou associações, permitindo maior autonomia nas obras.  

O Ministério das Cidades ainda autorizou a construção de 900 unidades pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), destinadas a atender famílias em situação de vulnerabilidade social em municípios com até 50 mil habitantes, como Amarante, Agricolândia e Baixa Grande do Ribeiro.

Carlos Edilson, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI), destacou a importância das novas moradias, ressaltando que elas representam mais do que apenas números: “É o reflexo do compromisso do governo federal em proporcionar dignidade às famílias piauienses que mais precisam”.

Para participar do programa, as famílias devem se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) e atender aos critérios de renda, que variam conforme a modalidade do Minha Casa Minha Vida.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<