Cidade

VANDALISMO

PF investiga vandalismo, pichações e depredação da Estação Ferroviária de Teresina

O local está sendo restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Da Redação

Sábado - 01/06/2024 às 10:05



Foto: Luiz Brandão Prédio da Estação Ferroviária de Teresina
Prédio da Estação Ferroviária de Teresina

O recém reformado prédio da Estação Ferroviária de Teresina, localizada na Avenida Miguel Rosa, vem sendo alvo de vandalismo, pichações e depredação. A  Estação Ferroviária de Teresina faz parte de um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Foi construído há quase 100 anos.  

No entanto vândalos tem depredado o local, além de roubar fiações elétricas da praça localizada ao lado do prédio. Já foram feitos vários Boletim de Ocorrência pela empresa responsável pela obra, mas isso não está intimidando os infratores. 

A superintendente do IPHAN no Piauí, Teresina Ferreira, disse que como se trata de um bem tombado em nível federal, foi reiterado ofício à Polícia Federal comunicando os sucessivos ataques ao prédio.

O IPHAN está gastando cerca de R$ 12 milhões para o restauro desta obra e infelizmente o predio vem sendo depredado desde quando a empresa Retrofit começou a entregar os galpões. É uma situação lamentável, porque é um patrimônio público. A Estação Ferroviária representa muito para a sociedade teresinense. O Iphan já acionou a Polícia Federal para investigar quem está provocando esta degradação do bem federal", disse ao Piauí Hoje.com

A construção do edifício data de 1922. Em estilo eclético, é ornamentado em madeira lavrada. O telhado de duas águas é coberto com telhas do tipo Marselha. A fachada exibe o ano da inauguração (1926) e o nome da cidade, que na época era grafado "Theresina".

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: