O Instagram adotou, no último fim de semana, um novo layout para as imagens no perfil dos usuários. As miniaturas, que antes apareciam em formato quadrado, agora estão dispostas verticalmente.
A mudança gerou reações mistas nas redes sociais, com usuários reclamando da alteração, especialmente aqueles que organizavam suas fotos com base no layout quadrado. Outros compararam a nova aparência à do TikTok.
Em resposta às críticas, a Meta, dona do Instagram, explicou que a alteração tem como objetivo “tornar o visual mais limpo e simples”. Para minimizar o impacto, a empresa lançou uma ferramenta de edição, permitindo que os usuários ajustem as miniaturas no perfil. “Queremos dar às pessoas controle sobre como suas publicações aparecem na grade”, afirmou a Meta.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, explicou que a mudança foi motivada pelo crescente número de fotos e vídeos verticais carregados na plataforma. Ele reconheceu o desconforto de usuários que organizavam suas publicações de maneira cuidadosa. “Sei que alguns de vocês passam muito tempo ajustando suas grades e isso [a mudança] implodiu tudo, então vamos melhorar a capacidade de personalizar essas miniaturas”, disse Mosseri.
Além disso, Mosseri anunciou que uma nova ferramenta será desenvolvida para que os usuários possam reorganizar manualmente as fotos em seus perfis.