Educação

ENSINO SUPERIOR

UFPI divulga 1ª chamada da lista de espera do Sisu 2026; confira

Convocados devem enviar documentação entre 25 de fevereiro e 3 de março; matrícula ocorre de 10 a 13 de março

Da Redação

Sexta - 20/02/2026 às 12:35



Foto: UFPI/Divulgação Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina
Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou, nesta sexta-feira (20), a primeira lista de espera  (2ª convocação) do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2026). A convocação tem como objetivo o preenchimento de vagas remanescentes após a chamada regular, para cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, com ingresso no 1º e 2º semestres letivos de 2026.

De acordo com o edital, pôde integrar a lista de espera o candidato que:

  • Confirmou, obrigatoriamente, a manifestação de interesse no SiSU 2026, no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026, pelo site do Acesso Único do MEC;
  • Escolheu apenas um dos cursos para o qual se inscreveu no SiSU;
  • Não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das opções de vaga.

A UFPI reforça que a manifestação de interesse na lista de espera não garante vaga automática, mas apenas a expectativa de direito, condicionada à existência de vagas e ao cumprimento integral das exigências previstas no Edital UFPI nº 2/2026.

Critérios de classificação

A lista de espera foi organizada em ordem de classificação, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2023, 2024 ou 2025, desde que o candidato não tenha participado como treineiro.

O preenchimento das vagas observa a política de ações afirmativas (Lei de Cotas), conforme as Leis nº 12.711/2012, nº 14.723/2023 e nº 14.945/2024, além do Termo de Adesão da UFPI ao SiSU 2026.

As modalidades de concorrência são:

  • AC (Ampla Concorrência) – para candidatos que não optaram ou não se enquadram nas cotas;

  • AA (Ações Afirmativas) – destinadas a candidatos que atendem aos critérios legais, incluindo estudantes de escola pública, com recorte de renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, além de pessoas com deficiência.

As vagas são preenchidas exclusivamente pela ordem de classificação, respeitando a modalidade escolhida no ato da inscrição.

Envio de documentos para cotistas

Os candidatos aprovados nas modalidades de Ações Afirmativas (cotas) deverão encaminhar a documentação comprobatória entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, exclusivamente por meio do sistema de matrícula da UFPI.

Nessa etapa, é obrigatória a comprovação dos critérios exigidos pela Lei de Cotas, como:

  • Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
  • Comprovação de renda familiar, quando for o caso;
  • Autodeclaração étnico-racial (para candidatos PPI);
  • Documentação que comprove deficiência, quando aplicável.

A não comprovação das exigências dentro do prazo pode resultar na perda da vaga.

Matrícula Institucional

Já os candidatos convocados deverão realizar a Matrícula Institucional entre os dias 10 e 13 de março, por meio do sistema eletrônico da universidade: https://matriculagraduacao.ufpi.br/

A UFPI reforça que todo o processo é realizado de forma online e que não haverá prorrogação de prazo. Também destaca que não envia aviso individual aos candidatos, sendo de responsabilidade exclusiva do convocado acompanhar as informações nos canais oficiais da instituição.

Próximas convocações

Caso ainda existam vagas após esta etapa, novas chamadas poderão ser realizadas, sempre obedecendo à ordem de classificação da lista de espera.

Com a divulgação da 1ª Lista de Espera, a UFPI dá continuidade ao processo seletivo do SiSU 2026 e reforça a importância de que os candidatos mantenham atenção aos prazos e às orientações oficiais para não perderem a oportunidade de ingresso no ensino superior público e gratuito.

Confira a lista de convocados:

lista de espera.pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: