O piso salarial nacional dos professores da educação básica pública foi reajustado em 5,4% em 2026, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63 por mês para profissionais com jornada de 40 horas semanais em todo o país.
O aumento foi oficializado nessa quarta-feira (21), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que atualiza o cálculo do piso profissional, levando em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025 e outros critérios da legislação do Fundeb. Esse reajuste representa um ganho real de 1,5% acima da inflação registrada no ano passado, medida pelo INPC (3,9%), o que significa que o poder de compra do piso também cresceu.
A legislação estabelece que o piso serve como valor mínimo obrigatório que estados e municípios devem pagar aos docentes, financiado por recursos do Fundeb e complementações da União. A medida provisória que oficializa o novo valor do piso nacional do professor será publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU).
A partir da publicação, o reajuste passa a ter validade imediata, embora o texto ainda precise ser analisado pelo Congresso Nacional.
Mais conteúdo sobre:
#piso salarial de professor #salário de professor 2026 #piso nacional do professor #reajuste professor 2026 #salário mínimo professor #educação básica pública #medida provisória educação #diário oficial da união #Lula