
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está promovendo, nesta segunda e terça-feira (14 e 15 de abril), a III Semana Nacional do Cérebro. O evento ocorre no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e traz uma programação cheia de palestras e debates sobre assuntos importantes e atuais da neurociência.
A Semana faz parte de uma iniciativa nacional organizada pela Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC), com o objetivo de divulgar o conhecimento científico produzido em universidades e centros de pesquisa para toda a sociedade. O professor Leonardo Rodrigues, coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva da Uespi (LaboNC-Uespi), explica que o evento reúne especialistas para atividades gratuitas e abertas ao público, com temas relacionados ao cérebro, ao sistema nervoso e à neurociência.
Alysson José Pereira, estudante do 5º período de Psicologia, destaca que a proposta do evento é tornar a ciência mais acessível e de qualidade para todos, ajudando a criar uma sociedade mais informada e crítica. “Divulgar ciência é fundamental para fortalecer uma sociedade mais consciente. Quando compartilhamos o conhecimento de forma simples, ajudamos a desmistificar ideias, incentivamos o pensamento científico e promovemos o cuidado com a saúde mental”, diz ele.
A III Semana do Cérebro é organizada pelo LaboNC-Uespi, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), da Coordenação do Curso de Psicologia e do Hospital Getúlio Vargas. A programação aborda temas como inteligência artificial, aprendizado, neuropsicologia, saúde mental, cirurgia em pacientes acordados, terapia EMDR, sono e doenças neurodegenerativas.
PROGRAMAÇÃO
14 de abril (segunda-feira)
Local: Auditório do Hospital Getúlio Vargas
14h00 – Dr. Orlando Berti: Inteligência artificial, educação e cérebro: desafios e perspectivas
15h10 – Me. João Damasceno: Avaliação neuropsicológica em cirurgia de pacientes acordados: resultados preliminares
16h00 – Intervalo
16h30 – Dr. Nazareno Brito: Cérebro, neurofisiologia e a compreensão da cirurgia acordada
17h30 – Pisc. Esp. Patrícia de Farias: Terapia EMDR: um método de reprocessamento de memória
15 de abril (terça-feira)
13h00 – Credenciamento (Entrada do auditório)
14h00 – Dra. Ana Raquel (NEPENE/UFPI): Neurociência e educação: o que as pesquisas nos dizem?
15h00 – Pisc. Esp. Kyslley Urtiga: Sono e saúde mental
15h50 – Intervalo
16h20 – Psicopedagoga Esp. Andréia Kiss: Neuromitos na educação
17h20 – Dr. Eleonardo Rodrigues: A relação entre mente, cérebro e inteligência artificial na aprendizagem
Fonte: CCOM/PI