
Teresina – Em uma noite de celebração e superação, a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (10), a formatura de mais de 500 jovens, adultos e idosos do Programa Alfabetiza Piauí. A cerimônia, realizada no Theresina Hall, contou com as presenças do governador Rafael Fonteles e do secretário Washington Bandeira, além de histórias inspiradoras de alunos que venceram o analfabetismo.
Dados do programa
Desde seu lançamento, em junho de 2024, o Alfabetiza Piauí já beneficiou mais de 13 mil pessoas em 215 municípios, sendo que 9 mil já estão formados e certificados. A meta do governo é alfabetizar 100 mil piauienses até 2026, reduzindo drasticamente os índices de analfabetismo no estado.
"O lema da nossa gestão é ‘Cuidar de Todos, Sem Deixar Ninguém Para Trás’. Este programa garante dignidade e novas oportunidades a quem não teve acesso à educação na idade certa", afirmou Washington Bandeira, secretário da Educação.
Histórias que inspiram
"Agora não preciso mais que ninguém leia por mim", disse dona Francisca Brito, de 66 anos (vídeo abaixo) Ela está entre os formandos. Histórias como a de Francisca Brito, emocionaram o público. Funcionária aposentada de uma escola, ela nunca havia tido a chance de estudar:
"Trabalhei 32 anos na escola Maria do Carmo, mas só para criar meus filhos. Hoje, estudo no mesmo lugar onde trabalhei. Se Deus quiser, quero ser assistente social!", disse, com orgulho.
Já José Gomes, 60 anos (vídeo abaixo) vigia de José de Freitas, celebrou sua independência. "Antes eu sabia um pouquinho, agora completou. Mudou muita coisa – já posso ir a qualquer lugar sem depender dos outros. Agora eu mesmo leio e resolvo minhas coisas!", disse Gomes.
Como funciona o Alfabetiza Piauí?
O programa oferece:
✔ Aulas presenciais com acompanhamento pedagógico.
✔ Bolsa de R$ 800 (dividida em 3 parcelas) para os alunos.
✔ Transporte e alimentação gratuitos.
✔ Certificação após cumprimento de 75% de frequência.
O governador Rafael Fonteles e o secretário Washington BandeiraO Piauí é exemplo na educação
Em seu discurso, Rafael Fonteles reforçou o impacto social do programa. "O Piauí já tem 99,3% das crianças de 4 a 5 anos na escola e agora é o estado que mais reduz o analfabetismo entre adultos. Queremos zerar esse índice!", disse o governador.
Ele ainda incentivou os formandos a se tornarem embaixadores do programa."Sua história vai inspirar outros a vencerem o medo de voltarem a estudar!", disse Rafael.
Os formandos em foto oficial com o governador Rafael Fonteles e o secretário Washington Bandeira