Economia

IPVA 2026

Contribuintes do Piauí têm até fevereiro para pagar IPVA 2026 com desconto

O prazo para conseguir 10% de desconto e encerra no dia 27 de fevereiro

Da Redação

Quarta - 04/02/2026 às 10:21



Foto: Reprodução/internet Contribuintes do Piauí têm até 27 de fevereiro para garantir desconto no pagamento do IPVA 2026
Contribuintes do Piauí têm até 27 de fevereiro para garantir desconto no pagamento do IPVA 2026

Fevereiro é o último mês para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 com desconto no Piauí. Os contribuintes têm até o dia 27 de fevereiro para realizar o pagamento em cota única (à vista) e garantir 10% de desconto. Em março, último mês para quitação do IPVA, o pagamento poderá ser feito apenas sem desconto.

Para quem escolheu o parcelamento em três cotas, a primeira parcela venceu em janeiro. A segunda parcela vence em 27 de fevereiro de 2026, e a terceira e última em 31 de março. O pagamento do IPVA pode ser realizado de forma online, por meio do site da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz) no endereço:
https://siatweb.sefaz.pi.gov.br/arrecadacao-darweb/emitir-dar-ipva.

Isenções

No Piauí, pouco mais de 400 mil veículos pagam efetivamente o IPVA. Embora o estado possua 1,56 milhão de registros de Renavam, cerca de 828 mil são motocicletas isentas por cilindrada, e outros 282 mil veículos estão dispensados por terem mais de 15 anos de fabricação.

A solicitação de isenção do IPVA 2026 pode ser feita pelo site da Sefaz-PI: https://siatweb.sefaz.pi.gov.br/processo-eletronico/abertura-processo. O benefício é destinado a proprietários de veículos de transporte de cargas e a Pessoas com Deficiência (PCDs).

Já os veículos com mais de 15 anos de fabricação, motocicletas de até 170 cilindradas e táxis possuem isenção automática, não sendo necessária a abertura de processo para requerer o benefício.

Destinação dos recursos do IPVA

A arrecadação do IPVA no Piauí tem destinação definida pela Constituição. Do total arrecadado, 50% permanecem com o Governo do Estado e 50% são repassados ao município onde o veículo está licenciado.

Além disso, 20% do valor arrecadado é destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), contribuindo diretamente para o financiamento da educação pública.

Os recursos do IPVA não possuem vinculação a uma despesa específica, podendo ser aplicados em áreas prioritárias definidas pela administração estadual e municipal, como saúde, educação, segurança pública e transporte, conforme o planejamento de cada ente federativo.

Licenciamento anual

A taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos também deve ser quitada até 31 de março de 2026, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran): https://www.pi.getran.com.br/site/apps/veiculo/filtroplacarenavam-consultaveiculo.jsp

Fonte: Secom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade