A Expo Favela Innovation 2024 também deu espaço à literatura. Neste sábado (03), a partir das 10h, no estande da Editora Lítero, será lançado o livro "Contos Afrofuturistas". A obra reúne trabalho de pelo menos onze jovens poetas piauienses.
Um dos poetas responsáveis pelo livro é o Lizandro Silva, de 20 anos. Ele descobriu a vocação para a poesia quando cursava o ensino médio. Logo, o rapaz se tornou um "poeta marginal", profissional que resgata a oralidade da poesia nas ruas.
Para Lizandro, estar presente na Expo Favela 2024 significa incentivar outros jovens a produzir conteúdos literários. "Na escola, a gente sempre estudava obras de muitos autores brancos. Então, eu descobri que Machado de Assis, meu autor favorito, era negro. Isso me incentivou a escrever poesias", afirmou.
Segundo o poeta, será realiza uma roda de conversa e apresentação oral de poesias. O livro "Contos Afrofuturistas" busca ressaltar que o povo preto pode construir um novo futuro por meio da Literatura.
"Para nós, negros, escrever poesias é algo emancipador. O nosso futuro é sermos livres para conquistar espaço na Literatura e em quaisquer outras áreas", declarou.
A Expo Favela acontece nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), no Sesc Cajuína, em Teresina. Organizada pela Central Única das Favelas do Piauí, a feira de negócios e inovação pretende conectar os empreendedores das favelas a grandes investidores.