A atriz Maggie Smith faleceu aos 89 anos nesta sexta-feira (27) em Londres, conforme confirmação de sua família à BBC. Duas vezes vencedora do Oscar — uma vez como Melhor Atriz e outra como Melhor Atriz Coadjuvante —, ela se tornou amplamente conhecida por seus papéis mais recentes como Minerva McGonagall na série de filmes Harry Potter e Violet Crawley na aclamada série Downton Abbey.
Em um comunicado, seus filhos Toby Stephens e Chris Larkin expressaram: "Com grande tristeza, anunciamos a morte de Maggie Smith. Ela faleceu em paz no hospital na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro".
"A pessoa intensamente reservada estava rodeada por amigos e família em seus últimos momentos. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos, que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó."
O comunicado também incluiu um agradecimento à equipe do hospital em Londres: "Gostaríamos de agradecer à equipe do Chelsea e Westminster Hospital pelo cuidado e compaixão incansáveis nos últimos dias de sua vida. Agradecemos as mensagens carinhosas e o apoio, e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento."
Trajetória e Legado
Maggie Smith nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Essex, na Inglaterra. Com duas vitórias no Oscar, ela também foi indicada ao prêmio em seis ocasiões, entre 1966 e 2002.
Seu primeiro Oscar foi conquistado em 1970 como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em "A Primavera de uma Solteirona". A segunda estatueta veio em 1979, quando foi reconhecida como Melhor Atriz por "Califórnia Suite".
Em 2008, a atriz revelou que lutou contra um câncer de mama. Mais recentemente, seu legado foi reforçado por seu papel icônico como Minerva McGonagall e seu trabalho em Downton Abbey.
Fonte: gshow