Arte e Cultura

DESPEDIDA

James David Van Der Beek, de "Dawson's Creek", morre aos 48 anos

O ator lutava contra cânccer colorretal e deixa legado no cinema, na TV e no teatro

Da Redação

Quarta - 11/02/2026 às 18:01



Foto: A família do ator divulgou a notícia da sua morte em uma publicação no Instagram
A família do ator divulgou a notícia da sua morte em uma publicação no Instagram

James Van Der Beek, famoso por interpretar Dawson Leary em "Dawson's Creek" e por diversos outros papéis na televisão e no cinema, morreu nesta quarta-feira (11.02) aos 48 anos. Ele havia sido diagnosticado com câncer colorretal em 2023 e compartilhou publicamente seu diagnóstico em 2024.

A família do ator divulgou a notícia em uma publicação no Instagram: “Nosso amado James David Van Der Beek faleceu em paz esta manhã. Ele enfrentou seus últimos dias com coragem, fé e serenidade. Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a sacralidade do tempo. Esses dias chegarão. Por ora, pedimos privacidade enquanto lamentamos a perda de nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo.”

Natural de Connecticut, Van Der Beek iniciou sua trajetória artística ainda no ensino médio, atuando em peças Off-Broadway. Participou de produções teatrais e filmes independentes antes de conquistar seu papel de destaque em Dawson's Creek, em 1997.

O criador da série, Kevin Williamson, se inspirou em experiências próprias da infância para moldar o personagem do cineasta loiro e despenteado interpretado por Van Der Beek. A série, transmitida por seis temporadas no canal The WB, também contou com Katie Holmes, Joshua Jackson e Michelle Williams no elenco.

“Há tanta coisa em Dawson que me irrita”, confessou ele. “Adorei a vulnerabilidade dele, mas o resto me incomodou um pouco”, disse durante um bate-papo de reunião pelo 20º aniversário da série, em 2019. Apesar disso, ressaltou que, graças aos diálogos autênticos, “foi um sonho interpretá-lo”.

Paralelamente a Dawson's Creek, ele estrelou Varsity Blues, drama de futebol americano que lhe rendeu um prêmio no MTV Movie Awards, e interpretou Jay em Jay & Silent Bob Strike Back, além de atuar em As Regras da Atração. Após o encerramento da série, Van Der Beek voltou aos palcos em Rain Dance e fez participações especiais em séries como Criminal Minds e How I Met Your Mother.

Ele teve ainda papéis recorrentes em One Tree Hill, interpretando um cineasta, e participou de produções como Mercy, Don’t Trust the B--- in Apt. 23 e Friends With Better Lives. Na série roteirizada da Vice, What Would Diplo Do, recebeu elogios por seu papel como o DJ extravagante.

Mais recentemente, atuou em CSI: Cyber e Pose, dublou 69 episódios da animação Vampirina, participou da 28ª temporada de Dancing With the Stars e competiu como Griffin em The Masked Singer em 2025. Sua última participação especial foi em dois episódios de Overcompensating. Van Der Beek se divorciou da atriz Heather McComb em 2010 e deixa sua esposa, Kimberly Brook, e seis filhos. 

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: