Cidade

PRAÇA VIVA

Projeto piloto do Ministério Público vai selecionar praças para revitalização em Teresina

Iniciativa busca parceiros para melhorar convivência social e microclima urbano

Segunda - 19/01/2026 às 16:15



Foto: MPPI busca parceiros para revitalizar praças de Teresina
MPPI busca parceiros para revitalizar praças de Teresina

O Ministério Público do Piauí está articulando com diversos setores da sociedade para a escolha das praças que farão parte do projeto piloto Praça Viva, que pretende trazer para a cidade o incentivo à convivência social, a construção de um sentimento de pertencimento na comunidade, o contato com a natureza e a melhoria do microclima urbano na capital. O anúncio foi feito durante uma audiência pública realizada nesta última segunda-feira, 19 de janeiro, que marcou o lançamento oficial da iniciativa pela 24ª Promotoria de Justiça de Teresina.

A expectativa do MPPI é formalizar, em breve, um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Teresina e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para viabilizar as ações. Durante o evento, a promotora de Justiça Carmelina Moura destacou a importância do trabalho conjunto. “Nós sabemos que as praças são espaços que agregam a convivência, o bem-estar, a prática de atividades de lazer e atividades esportivas, e que, como a gente tem uma capital muito quente, pode contribuir também no microclima, diminuindo essas temperaturas da nossa cidade”, afirmou.

Além da seleção das praças do piloto, os próximos passos planejados incluem a elaboração do projeto arquitetônico e orçamentário, o estímulo à captação de recursos e um mapeamento de riscos para garantir a manutenção e a segurança futura dos espaços. A audiência serviu para apresentar essas estratégias e colher contribuições da sociedade civil.

O evento contou com a participação das promotoras de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, e Janaína Aguiar, titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, além de representantes da prefeitura, da Secretaria de Meio Ambiente, da Guarda Municipal e do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo. O projeto surge em um contexto onde Teresina busca se destacar em inovação urbana, após ter sido selecionada para receber um pacote de soluções tecnológicas do Google for Cities, voltado para mobilidade e sustentabilidade.

Fonte: Ministério Público do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade