Cidade

INSPEÇÃO

Ministério Público encontra várias irregularidades na UBS Angelim

Durante a vistoria, foi contatado ausência de equipamentos, medicamentos e insumos, entre outros

Da Redação

Quarta - 05/06/2024 às 12:39



Foto: MPPI Inspeção na UBS do Angelim, em Teresina
Inspeção na UBS do Angelim, em Teresina

Uma inspeção do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angelim, zona sul de Teresina, constatou várias irregularidades na estrutura física e no fornecimento de medicamentos e insumos na unidade de saúde. A vistoria foi realizada nessa terça-feira (04).

Na estrutura física foram constatadas a ausência de equipamentos de fisioterapia e local improvisado para atendimento; condicionadores de ar quebrados necessitando de novas peças na Sala de Vacina, Farmácia, SAME e no Auditório. 

Também foi visto a necessidade de manutenção predial (capina e coleta de entulhos; pintura; retirada de infiltrações; revisão de fechadura das portas); ausência de empresa de manutenção dos bebedouros; um consultório de odontologia interditado em razão de cadeira odontológica quebrada e enferrujada; outro consultório de odontologia em funcionamento precário em razão da falta de insumos, ou recebidos em quantitativo abaixo do necessário; cadeira e autoclave que quebram constantemente, necessitando de troca; e pia interditada acarretando na não realização de agendamento de atendimento de pacientes.

Já na Farmácia, foram apurados a ausência constante de psicotrópicos e anti-hipertensivos; baixo estoque de alguns medicamentos e de luvas; ausência de computador para a realização do controle dos estoques; ausência de chave no armário dos medicamentos; ausência de termômetro na geladeira; quantitativo de lancetas insuficientes para dispensação para a população; e irregularidade na dispensação dos insumos necessários para os acamados.

Conforme o promotor de Justiça Eny Pontes, a inspeção foi uma oportunidade para destacar os pontos que necessitam de melhoras, de forma a promover um atendimento de qualidade à comunidade.  A Fundação Municipal de Saúde de Teresina foi notificada para tomar as devidas providências. 

Fonte: MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: