
As 40 balanças de pesagem irregulares foram apreendidas em mercadinhos e feiras-livre nas cidades de Oeiras e Picos, durante uma fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) na semana passada.
Segundo o Imepi, as balanças não atendiam às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e estavam lesando o consumidor no momento da pesagem.
Uma balança pode ser considerada pirata quando as informações estão em língua estrangeira ou o material não conta com o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, os fiscais do órgão realizaram uma série de testes de pesagem para comprovar se a balança é falsa ou verdadeira e as 40 balanças foram consideradas adulteradas.
Fiscalização do IMEPI em Oeiras e Picos | Foto: IMEPI
De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, as balanças estavam lesando os consumidores na hora da pesagem dos produtos. “Prontamente nossos fiscais recolheram as balanças de pesagem irregulares e autuaram os comerciantes envolvidos”, ressaltou o gestor.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921 ou por meio do Aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas de aplicativos.
Fonte: IMEPI