Cidade

DELEGAÇÕES

Mais de 100 delegados do G-20 chegam a Teresina para discutir a aliança global contra a fome

Estão sendo aguardados membros de 54 delegações de 19 países e das cúpulas Europeia e Africana

Da Redação

Terça - 21/05/2024 às 08:08



Foto: Divulgação/MDS G20 Teresina vai abordar propostas de combate à fome e a pobreza
G20 Teresina vai abordar propostas de combate à fome e a pobreza

Teresina sedia a reunião de mais de 100 delegados que formalizará a aliança global contra a fome e a pobreza. A reunião das 54 delegações do G20 terá início nesta quarta-feira (22) e seguirá até sexta-feira (24), no Centro de Convenções de Teresina. Devem participar mais de 100 delegados, entre diplomatas e representantes de 19 países, representantes das Cúpulas Europeia e Africana, além de organismos internacionais de combate à pobreza.

De acordo com Leonardo Kasuo, coordenador de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Social e coordenador de Logística da Reunião Intersetorial do G20 em Teresina, alguns delegados já desembarcaram em Teresina. "Alguns chegaram ontem, mas a maioria chega hoje. Teremos, na noite de hoje, um jantar de recepção para esses delegados. É um momento importante de sinergia com eles para iniciar a programação", afirmou em entrevista à TV Clube.

A reunião do G20 na capital piauiense tem o objetivo de formatar a documentação e a formalização da aliança global contra a fome e a pobreza. A Cúpula de Líderes do G20 deverá se reunir entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, com a participação de 19 países, da União Africana e da União Europeia.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, comandou, nesta segunda (20), a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordou propostas que devem ser levadas ao G20. A secretária extraordinária de combate à fome e à pobreza do MDS, Valéria Burity, também participou do evento.

Os ministérios que integram a Caisan contribuíram para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra à Fome e à Pobreza. A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.

O pesquisador Antônio Claret também apresentou uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza".

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: