A chuva inesperada que caiu no início da noite deste domingo (29) trouxe alívio para os moradores de Teresina, que enfrentaram um calor intenso durante a tarde, com os termômetros marcando 40ºC e sensação térmica de 41ºC.
O fenômeno, conhecido popularmente como "chuva do caju", pegou muitos de surpresa, já que as previsões climáticas não indicavam precipitações na cidade durante o mês de novembro.
Este período é característico de clima seco, e normalmente as chuvas intensas em Teresina e em todo o estado do Piauí começam a partir de dezembro e se estendem até abril, o chamado período chuvoso.
As chuvas são mais frequentes entre janeiro e março, quando ocorrem os maiores volumes de precipitação. Setembro, por outro lado, é tradicionalmente marcado por altas temperaturas e baixa probabilidade de chuvas. É o auge do BR Ó BRÓ, período mais quente do ano na capital do Piauí.
Apesar disso, a chuva desta noite trouxe alívio para a população, que há semanas vinha enfrentando uma onda de calor intensa e desgastante. O fenômeno reforçou a ideia de que, mesmo em períodos secos, variações no clima podem ocorrer de forma inesperada, afetando a previsão do tempo.
Veja, a seguir, vídeo gravado por internautas no Parque da Cidadania, no Centro de Teresina.