Brasil

TURISMO

Túmulo de Eunice Paiva será incluído em visita guiada histórica

A advogada, esposa de Rubens Paiva, está sepultada no Cemitério do Araçá, um dos dois locais contemplados pelo projeto

Da Redação

Quarta - 15/01/2025 às 10:50



Foto: Divulgação Fernanda Torres em cena de ‘Ainda estou aqui’ e Eunice Paiva, recebendo o atestado de óbito do marido
Fernanda Torres em cena de ‘Ainda estou aqui’ e Eunice Paiva, recebendo o atestado de óbito do marido

Os cemitérios Araçá e São Paulo, na cidade de São Paulo, farão parte de um novo circuito de visitas guiadas programadas para o final de janeiro. A iniciativa procura preservar a memória da cidade, destacando personalidades históricas sepultadas nesses espaços.

Entre os destaques da edição está a homenagem à advogada Eunice Paiva, cuja trajetória está retratada no filme "Ainda Estou Aqui". Eunice foi esposa de Rubens Paiva, deputado desaparecido durante a ditadura militar em 1971, após ser preso no Rio de Janeiro. Ela faleceu em dezembro de 2018, aos 89 anos, e está sepultada no Cemitério do Araçá.

A atriz Fernanda Torres, que interpretou Eunice no filme, foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz pela sua atuação. Em novembro de 2024, Torres visitou o túmulo de Eunice e prestou uma homenagem nas redes sociais: "Há um ano, se encerraram as filmagens de Ainda Estou Aqui e fui sozinha agradecer a essa grande brasileira, pela honra de tê-la encarnado no cinema. Obrigada, Eunice", escreveu.

Thiago de Souza, pesquisador e idealizador do projeto, ressaltou a importância de manter viva a memória histórica do país. "A vida de Eunice Paiva mostra a importância da memória. Visitando a sua história, entendemos muitas coisas sobre a formação do nosso país, passagens importantes, especialmente sobre regimes ditatoriais", afirmou.

O Cemitério do Araçá, localizado no Pacaembu, na zona oeste da cidade, também abriga obras de artistas renomados, como Victor Brecheret e Gildo Zampol, e personalidades como as atrizes Cacilda Becker e Nair Bello, além de Assis Chateaubriand, empresário de comunicação. Já o Cemitério de São Paulo, em Pinheiros, é conhecido por suas obras de arte de Galileu Emendabili e abriga figuras como o cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão), o dramaturgo Antônio Abujamra e o jogador de futebol Arthur Friedenreich.

Serviço:

Araçá e Suas Vozes
Data: Domingo, 26 de janeiro
Horário: 10h
Local: Cemitério do Araçá – Avenida Doutor Arnaldo, 666 – Pacaembu

Necrópole São Paulo e Suas Vozes
Data: Sábado, 25 de janeiro
Horário: 18h
Local: Cemitério de São Paulo – Rua Cardeal Arcoverde, 1.250 – Pinheiros

O circuito oferece uma oportunidade única de conhecer de perto a história e as contribuições dessas personalidades para a cultura e a sociedade brasileira.

Fonte: Brasil247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: