Brasil

MATERIAL RADIOTIVO

Técnicos do Ipen identificam cilindros de blindagens de material radioativo em Itaquera-SP

Gerador ativo de material radioativo ainda está desaparecido. Três homens são presos

Da Redação

Segunda - 08/07/2024 às 09:11



Foto: Olavo da Silva/cnen Cilindros de chumbo que armazenavam material radioativo são encontrados
Cilindros de chumbo que armazenavam material radioativo são encontrados

Os técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), encontraram nesse domingo (7) cinco cilindros que correspondem aos que estavam sendo usados para armazenar material radioativo. Os cilindros faziam parte do material apreendido no veículo furtado no dia 30 de junho. A descoberta ocorreu em um comércio de ferro-velho, em Itaquera, na zona leste da capital de São Paulo. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP). Três homens, com idades de 21, 25 e 53 anos, foram presos por porte de material nuclear e receptação, e o caso foi registrado no 53º DP (Parque do Carmo). As colunas de material radioativo que estavam isoladas pelos cilindros, no entanto, não foram localizadas.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou que quatro dos cilindros continham geradores de 99Mo/99Tc, que são radiofármacos usados na Medicina. No entanto, esses geradores já haviam sido utilizados e não apresentavam riscos significativos. O quinto cilindro foi localizado, mas estava sem o gerador 68Ge/68Ga (Germânio-Gálio), que deveria estar dentro dele. Esse gerador ativo continha uma dose muito baixa de atividade radioativa (27,9 mCi) e seria utilizado para um único exame de cintilografia.

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da CNEN no Rio de Janeiro, está finalizando um relatório para avaliar os riscos potenciais à saúde caso o gerador ativo desaparecido seja manipulado. No entanto, adiantaram que os resultados não são preocupantes.

O veículo furtado era uma Saveiro de placa RFI873, pertencente a uma empresa de equipamentos médicos. Ele transportava materiais radioativos coletados no Rio de Janeiro e destinados ao Paraná e Santa Catarina. A empresa responsável, Medical Ald, possui Supervisor de Proteção Radiológica em Transporte e Plano de Proteção Radiológica aprovado pela CNEN. No momento do furto, o veículo estava sinalizado com o símbolo internacional de radiação ionizante.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: