Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

PIAUÍ HOJE VEÍCULOS

Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Empresa aposta em tecnologia e personalização para atender demandas de alta severidade

Sérgio Dias

Quarta - 15/10/2025 às 16:23



Foto: Librelato Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais
Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

O segmento Fora de Estrada é o novo foco estratégico da Librelato, fabricante de implementos rodoviários, que intensificou sua atuação nesse mercado com soluções voltadas para operações de alta severidade. Por meio de investimentos em engenharia, tecnologia e personalização de equipamentos, a iniciativa busca consolidar a marca como referência no transporte de cargas especiais, como madeira, cavaco, cana-de-açúcar, máquinas e cargas indivisíveis.


Segundo João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da empresa, os produtos são testados diariamente em condições extremas. “Nossos produtos são validados diariamente em operações de regime pesado. A experiência acumulada e fortes investimentos em alta tecnologia, bem como materiais mais resistentes, nos permite oferecer soluções que atendam às demandas de nossos clientes nas mais variadas operações”, afirma.A empresa desenvolve linhas específicas para os segmentos Florestal, Cavaqueira, Canavieiro e Carrega Tudo. Cada linha é projetada conforme as exigências operacionais, com atenção ao tipo de terreno, infraestrutura local e características da carga. A Librelato investe em pesquisa e testes para garantir a robustez dos implementos, com configurações como Reboque, Bitrem, Tritrem e Hexatrem, este último com a maior capacidade volumétrica do mercado.

A linha Florestal considera as particularidades regionais, como o tipo de floresta e os desafios logísticos. Os conjuntos podem incluir até seis fueiros por composição, assegurando estabilidade e produtividade. A Librelato figura entre os maiores fabricantes do segmento florestal no Brasil, lidera no Paraguai e ocupa a segunda posição em emplacamentos no Uruguai.

Na linha Cavaqueira, voltada ao transporte de cavacos de madeira, o destaque é o Semirreboque Cavaqueira Evolut, com diferentes configurações de eixos. O piso móvel acelera o carregamento e descarregamento, e os sistemas de enlonamento — manuais ou elétricos — aumentam a segurança operacional. A empresa aposta nessa linha para ampliar sua participação no setor de biomassa e energia renovável.


O Rodotrem Canavieiro Evolut, com seis eixos, é o principal modelo da linha Canavieira, voltada ao escoamento da cana-de-açúcar. Projetado para áreas rurais com alto índice de desgaste, o equipamento reforça a presença da Librelato junto a grandes usinas e operadores logísticos.A linha Carrega Tudo atende ao transporte de máquinas pesadas e cargas indivisíveis. Os modelos planos e rebaixados, com até seis eixos, incluem versões com pescoço removível, que facilitam o embarque de grandes máquinas ao reduzir o ângulo de acesso. Essa solução é aplicada em operações de infraestrutura, construção civil e mineração.

“Cada operação tem suas particularidades, e nossa equipe técnica atua lado a lado com os clientes, indo a campo para compreender de forma profunda suas reais necessidades e projetar a solução ideal”, complementa João Librelato.

A estratégia da empresa para o segmento Fora de Estrada visa ampliar sua atuação no Brasil e consolidar presença na América do Sul. A credibilidade construída em operações complexas sustenta a expansão internacional, com foco em equipamentos de alta performance.

Fonte: Sérgio Dias

Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Mais conteúdo sobre:

#Librelato
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: